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Acessar área restrita - Usuário

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ACESSAR ÁREA RESTRITA - USUÁRIO

A tela "Acessar área restrita" é exibida pelo link de mesmo nome presente nas páginas de acesso público do SADIPEM. Através dessa tela o usuário inicia o processo de autenticação no ambiente, seja por usuário/senha, seja por acesso via certificado digital.

Para acessar com usuário/senha, o usuário deverá informar o CPF cadastrado no campo "Usuário" e clicar no botão "Próximo". É necessário que o usuário esteja previamente cadastrado e configurado no SADIPEM, com seu acesso liberado.

O SADIPEM permite, além do acesso comum ao sistema (utilizando CPF cadastrado e senha), o login com autenticação via certificado digital. O acesso via certificado digital atende a um requisito prioritário do sistema: prover validade jurídica à assinatura eletrônica de documentos, com a finalidade de comprovar a autenticidade do usuário que o assinou. Assim, algumas funcionalidades da área restrita só estão disponíveis para acessos com certificado digital.

O sistema exige, no entanto, alguns requisitos mínimos para que o certificado possa ser utilizado. São basicamente dois grupos de requisitos: 

a) Requisitos de compatibilidade: características inerentes ao certificado digital em si e sua mídia

a. Tipo A3, no qual o certificado é gerado e armazenado, protegido por senha, diretamente em mídia portátil, token e smart card;

b. Emitido por uma Autoridade Certificadora confiável e de acordo com as regras da Autoridade Certificadora Raiz da ICP-Brasil;

c. Associado a Pessoa Física (e-CPF);

d. Permitir escrita e leitura, onde a escrita será usada na assinatura de documentos e a leitura na autenticação de usuários;

b) Requisitos de configuração local do usuário: ações a serem realizadas na estação a ser utilizada pelo usuário para acesso ao sistema

a. O usuário é responsável pela manutenção da cadeia de certificados instalada no seu navegador e/ou leitor de PDF sempre corretas e atualizadas;

b. O usuário deve manter a versão correta do JRE (Java Runtime Enviroment) atualizada, e sempre que solicitado, confiar no conteúdo, desbloquear ou qualquer outra ação que permita carregar a aplicação Java.

Para efetuar o login com certificado digital, o usuário deve, após ter inserido o seu token ou smart card, usar o ícone específico "Certificado Digital" na tela inicial do sistema. Caso clique no ícone sem ter inserido o seu token / smart card, o sistema exibe uma tela informativa. A mesma tela é exibida como alerta após alguma tentativa de login sem sucesso com certificado utilizado.

Campos

a) Usuário: informe seu código de acesso ao sistema SADIPEM. Esse código é um CPF válido, previamente cadastrado.

Botões

a) Próximo: clique nesse botão para confirmar o CPF informado.

b) Certificado Digital: clique nesse botão após inserir um token de certificado digital válido para iniciar o processo de autenticação via certificado.

Links

a) <Ajuda>: exibe a ajuda da funcionalidade.

b) <Cadastre-se aqui>: clique nesse link para navegar para a tela de autocadastro no sistema. Esse cadastro, após realizado, deverá ser validado por um usuário com perfil adequado para que seja efetivado.

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