Ir direto para menu de acessibilidade.
Login
Manual SADIPEM > Ajudas de tela > CDP > Consultar CDP > Consultar CDP - Abas > Botões de Ação Primária do CDP (comuns a todas as Abas)
Início do conteúdo da página

Botões de Ação Primária do CDP (comuns a todas as Abas)

Hits: 1627


BOTÕES DE AÇÃO PRIMÁRIA DO CDP (comuns a todas as Abas)

São botões de ação comuns a todas as abas do CDP, localizados visualmente na parte mais acima da tela. Somente são exibidos na tela de detalhamento de um CDP consultado.

No detalhamento e edição do CDP, as ações primárias são aquelas que se aplicam a todas as abas do CDP, por isso sempre disponíveis para utilização. A exibição de cada botão de ação primária possui regras que levam em conta o perfil do usuário.
 
As ações primárias disponíveis estão listadas abaixo e terão seu comportamento e descrição detalhados a seguir:

EM MODO DE DETALHAMENTO

a) Editar: alterna do modo de detalhamento ou visualização, para o modo de edição;
b) Finalizar: finaliza a declaração (CDP). Somente exibido para declarações com status "Em atualização".
c) Retornar: retorna à tela de consulta;      

EM MODO DE EDIÇÃO

a) Salvar: salva os dados modificados e permanece no modo de edição;
b) Salvar e fechar: salva os dados e sai do modo de edição;
c) Novo registro: abre uma tela para inclusão de nova dívida ou garantia concedida. O novo registro já aparece numerado automaticamente.Os campos exibidos na sequência, são sensíveis ao tipo de registro, tipo de dívida ou garantia concedida e assim segue.
d) Verificar pendências: possibilita ao usuário checar as regras de preenchimentos, cálculos e dependência entre as campos, por toda a declaração;
e) Descartar: descarta quaisquer alterações na declaração e retorna ao modo de detalhamento / visualização da mesma.

DEFINIÇÕES GERAIS DAS FUNCIONALIDADES

a) Editar (Dívidas ou Garantias Concedidas)

Botões habilitados:
a) Salvar: salva os dados modificados e permanece no modo de edição;
b) Salvar e fechar: salva os dados e sai do modo de edição;
c) Excluir: exclui o registro
d) Desfazer exclusão: recupera um registro excluído
e) Retornar: retorna à tela de edição da declaração

Importante: restrições e regras de consistência que devem ser observadas na efetivação da edição de um declaração (CDP):

  • A declaração (CDP) deve ter status "Não Iniciado", "Em Preenchimento" ou "Em Retificação" para ser passível de alteração. Um declaração (CDP) com status "Finalizado" ou "Retificado" só poderá ser "modificado" pela funcionalidade de Edição para status "em Retificação". Na primeira finalização o status é alterado para “Finalizado”. Nas finalizações subsequentes, o status é alterado para “Retificado”. A data de status da declaração (CDP) assumida é sempre a data do último status salvo.
  • Quando a declaração (CDP) é alterado ele muda seu status para "Em Preenchimento", caso não tenha sido ainda finalizado anteriormente. Nesse outro caso, o status muda para "Em Retificação".
  • Quando a declaração (CDP) é assinado na alteração, ele fica com status "Finalizado", caso essa seja sua primeira "finalização". Caso já tenha ocorrido outra "finalização", ele assumirá o status "Retificado". Cada "finalização" gera uma nova "Versão de declaração (CDP)". A ação de finalização ou retificação de um declaração (CDP), feita por meio do botão “Finalizar/Editar declaração (CDP)” só é habilitada para o perfil “Chefe de Ente” logado com certificado digital).
b) Finalizar: finaliza a declaração (CDP). Somente exibido para declarações com status "Em atualização".

c) Retornar: retorna à tela de consulta;      

d) Salvar: salva os dados modificados e permanece no modo de edição;


e) Salvar e fechar: salva os dados e sai do modo de edição;

f) Novo registro: abre uma tela para inclusão de nova dívida ou garantia concedida. O novo registro já aparece numerado automaticamente.Os campos exibidos na sequência, são sensíveis ao tipo de registro, tipo de dívida ou garantia concedida e assim segue. Este item possui uma página de ajuda específica.

g) Verificar pendências: possibilita ao usuário checar as regras de preenchimentos, cálculos e dependência entre as campos, por toda a declaração. Este item possui uma página de ajuda específica.

h) Descartar: descarta quaisquer alterações na declaração e retorna ao modo de detalhamento / visualização da mesma.

Fim do conteúdo da página