Ir direto para menu de acessibilidade.
Login
Manual SIAFI > 030000 - SISTEMA COMPUTACIONAL > 030100 - INTRODUÇÃO
Início do conteúdo da página

030100 - INTRODUÇÃO

Publicado: Quarta, 10 de Setembro de 2008, 09h08 | Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 15h15 | Acessos: 323

O SIAFI permite a contabilização e o controle da execução orçamentária e financeira da União, de forma instantânea e sistemática. Dispõe de terminais instalados em todo o território nacional, o que possibilita ao usuário o acesso on-line ao Sistema para registros e consultas de forma a facilitar o desempenho de suas atividades.

Além do acesso on-line é permitida a execução de rotinas em batch, eventuais ou pré-definidas, objetivando facilitar as atividades desenvolvidas pelos usuários ao se integrar ao SIAFI.

O acesso aos dados para a obtenção de informações gerenciais, também é permitido tendo sido identificado como ferramenta poderosa no relacionamento operacional e gerencial do SIAFI.

A administração do Sistema computacional disponível, e da respectiva infra-estrutura fica a cargo da STN, através do prestador de serviço de informática - o SERPRO, o qual disponibiliza sua rede, equipamentos e técnicos de desenvolvimento do Sistema.

Os usuários são responsáveis pela qualidade e veracidade dos dados introduzidos no SIAFI; a STN é responsável pela definição lógica e de normas de utilização; o SERPRO, é responsável pelo desenvolvimento e funcionamento do Sistema, armazenamento e segurança dos dados.

O diagrama do Sistema foi definido em termos de Subsistema, Módulo e Transações.

Fim do conteúdo da página