Ir direto para menu de acessibilidade.
Login
Início do conteúdo da página

Plataforma de desenvolvimento

Published: Tuesday, 19 July 2016 13:21 | Last Updated: Monday, 14 November 2016 16:59 | Hits: 22418

Demoiselle

Descrição:

Demoiselle Framework é uma API Java para desenvolvimento de aplicações JEE, criada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em 2008 e disponibilizada como software livre em abril de 2009.

Situação:

Estável e Recomendado

Quando usar:

Em projetos que tenham o SERPRO como fornecedor de desenvolvimento de software. Recomenda-se sempre usar a versão mais atual do Demoiselle.

Quando não usar:

No desenvolvimento JEE interno da STN. Neste caso, recomenda-se o Framework Java Enterprise (baseado em REST, AngularJS, etc.) desenvolvido pela COSIS.

Informações adicionais (observações, riscos, outros usos etc):

Nenhuma observação adicional.

 

Java/Angular

Descrição:

Plataforma de desenvolvimento de aplicações web composta pelas tecnologias Java e Angular

Características:
1. Ambiente de desenvolvimento composto pelas ferramentas bower, npm, grunt (todas baseadas em Node.JS) e Jboss Development Studio;
2. Permite a construção de aplicações da Web 2.0 (HTML5, CSS3, Javascript) com total flexibilidade;
3. Arquitetura totalmente distribuída, facilitando a escalabilidade de soluções mais robustas;
4. Não apresenta custo direto para novas soluções. Todavia, caso seja necessário um maior nível de garantia, pode ser necessário a aquisição de novas licenças do ambiente de execução (Servidor JBOSS); e
5. Desenvolvimento do backend e do frontend de forma totalmente independente, permitindo a paralelização do esforço de desenvolvimento.

Utilizando o modelo para novos sistemas, conta com as seguintes funcionalidades de forma nativa:
1. Operações RESTful para todos os "Cruds" criados;
2. Datagrids com busca e ordenação;
3. Autenticação e autorização
4. Logging
5. Diversos componentes Javascript, tais como: modais, notificações, calendário, etc. Demais componentes podem ser facilmente adicionados de forma "plug and play" a partir da biblioteca do Bower.

Versões:
1.3.3 - Inclusão do componente de identificação de versão.

Situação:

Estável e Recomendado

Quando usar:

1. Em aplicações web com algoritmos complexos e/ou necessidade de manipulação de arquivos. O backend implementado em java possui grande facilidade na implementação desse tipo de algoritmo, sendo, inclusive, bastante provável a existência de exemplos prontos disponíveis na internet;
2. Em aplicações em que a interface web necessita de alto índice de personalização. O frontend implementado utilizando apenas HTML, CSS e Javascript permite a criação de forma bastante simples de qualquer interface;
3. Em aplicações que requeiram internacionalização;
4. Em aplicações que requeiram múltiplos frontends para um único backend. A arquitetura utilizada, por padrão, permite que qualquer operação realizada pelo frontend principal seja realizada por outro ponto de entrada, como um outro sistema, bastando realizar os ajustes de segurança; e
5. Quando existe a necessidade de alta disponibilidade, escalabilidade e desempenho.

Quando não usar:

1. Em aplicações que possuam tamanho e/ou complexidade incompatíveis com a equipe de desenvolvimento da COSIS. Em outras palavras, aplicações "grandes demais", com muitos usuários externos e que necessitam de muitos recursos de sustentação (desenvolvedores, testadores, documentadores, etc.). Neste caso, recomenda-se a contratação de recursos externos. Exemplos que recaem nesta categoria: SID, SIAFI, SICONFI, SADIPEM, etc.

2. Em aplicações que possuam características analíticas e de tomada de decisão. Neste caso, prefira adotar ferramentas analíticas, como Qlikview, Microstrategy ou mesmo Excel. Exemplos que recaem nesta categoria: Painel do Ministro, Tesouro Gerencial, Dashboards Integrados, etc.

3. Em aplicações com grande quantidade de telas de cadastros (cruds) e baixa necessidade de personalização do template padrão da COSIS. Nesse caso recomenda-se utilizar Apex. Observe ainda que, ainda que a necessidade de personalização seja grande, mas o prazo de entrega seja crítico, o Apex tambem se apresenta como a melhor solução.

5. Em aplicações que tenham como característica Gestão de Conteúdo (sites, portais, etc.). Neste caso, recomenda-se a adoção de uma ferramenta de CMS, mais especificamente Joomla.

Informações adicionais (observações, riscos, outros usos etc):

Apesar de utilizar componentes utilizados em larga escala em todo o mundo, com milhões de desenvolvedores, a plataforma possui complexidade elevada e com necessidade de capacitação de novos colaboradores. Não é recomendado o seu uso em projetos com prazo de entrega exíguo em caso de indisponibilidade de equipes já capacitadas. 

 

.Net

Descrição:

.NET é um framework desenvolvido pela Microsoft par ao desenvolvimento de aplicações, especialmente aquelas que rodam na plataforma Windows. Inclui um grande conjunto de bibliotecas e provê interoperabilidade entre as linguagens C#, VB. Net, ASP.net, etc. As aplicações são executadas numa espécie de máquina virtual chamada CLR - Common Language Runtime - que garante serviços como Segurança, Gerenciamento de Memória e Tratamento de Exceções.

Situação:

Estável e Recomendado

Quando usar:

Apenas em casos específicos quando:
1. O ambiente de trabalho ou ferramenta adotada exija o uso de .NET. Exemplos: Sharepoint, Microsoft Office (macros), etc.
2. A aplicação legada tenha sido desenvolvida em .NET no passado e não vale a pena a migração tecnológica. Exemplo: Calculadora do Tesouro Direto.

Quando não usar:

1. Em aplicaçoes transacionais "data-driven". 

Informações adicionais (observações, riscos, outros usos etc):

Nenhuma observação adicional.

  

PHP

Descrição:

PHP (um acrônimo recursivo para "PHP: Hypertext Preprocessor", originalmente Personal Home Page) é uma linguagem interpretada livre, usada originalmente apenas para o desenvolvimento de aplicações presentes e atuantes no lado do servidor, capazes de gerar conteúdo dinâmico na World Wide Web. Figura entre as primeiras linguagens passíveis de inserção em documentos HTML, dispensando em muitos casos o uso de arquivos externos para eventuais processamentos de dados. O código é interpretado no lado do servidor pelo módulo PHP, que também gera a página web a ser visualizada no lado do cliente. A linguagem evoluiu, passou a oferecer funcionalidades em linha de comando, e além disso, ganhou características adicionais, que possibilitaram usos adicionais do PHP, não relacionados a web sites. É possível instalar o PHP na maioria dos sistemas operacionais, gratuitamente. Concorrente direto da tecnologia ASP pertencente à Microsoft, o PHP é utilizado em aplicações como o MediaWiki, Facebook, Drupal, Joomla, WordPress, Magento e o Oscommerce.

Situação:

Estável e Recomendado 

Quando usar:

Exclusivamente em ferramentas de código aberto implementadas em PHP. Neste caso, geralmente há algum tipo de necessidade de personalização do código, seja por meio de plugins, extensões ou mesmo modificações no código original. Exemplos: Mantis, nossa ferramenta de Bug Tracking e Joomla, nossa ferramenta de Gestão de Conteúdo.

Quando não usar:

Em qualquer outro projeto de desenvolvimento de sistema web. Neste caso, prefira a utilização das ferramentas de desenvolvimento web estáveis da COSIS, como Oracle APEX e o framework Java Enterprise.

Informações adicionais (observações, riscos, outros usos etc):

Nenhuma observação adicional.

 

Natural

Descrição:

Natural é uma linguagem de quarta geração que introduz diversas novas características em relação às gerações anteriores, como comandos de controle automático de fluxo do programa e programação de eventos. Permite uma programação modular e estruturada, aumentando a velocidade de programação; apresenta facilidade de acesso a diferentes bancos de dados (ADABAS, DB2, Oracle); permite execução on-line e batch; e facilita a manutenibilidade dos programas através da disponibilização de utilitários de testes de programação.

Situação:

Estável e Recomendado 

Quando usar:

Em demandas de desenvolvimento em plataforma alta. Exemplo: Siafi Operacional.

Quando não usar:

Em qualquer outro projeto de desenvolvimento de sistema. Neste caso, prefira a utilização das ferramentas de desenvolvimento estáveis descritas acima.

Informações adicionais (observações, riscos, outros usos etc):

Nenhuma observação adicional.

 

Fim do conteúdo da página