Ir direto para menu de acessibilidade.
Login
Início do conteúdo da página

5.1 - Modelo Teórico e Ferramenta Tecnológica

Criado: Quinta, 29 de Dezembro de 2016, 11h15 | Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 20h53 | Última atualização em Sexta, 30 de Dezembro de 2016, 17h03 | Acessos: 5019

No âmago das mudanças geradas pelas necessidades de aumento da transparência governamental e accountability, dos novos desafios da contabilidade pública e da busca por eficiência, eficácia e efetividade nas políticas públicas, o Sistema de Informações de Custos do Governo Federal - SIC tem por objetivo fornecer informações para subsidiar o processo de tomada de decisão governamental dos gestores públicos, contribuindo para a alocação mais eficiente dos recursos governamentais.

A criação do SIC foi orientada por um modelo teórico que organiza as informações de custos recebidas dos sistemas estruturantes de governo, especialmente os sistemas de informações contábeis e financeiras.

Metodologicamente, o SIC está baseado em um conceito chamado em inglês de data warehouse (dw), que pode ser definido como um depósito de dados orientado por assunto, integrado, histórico e não-volátil, extraídos dos sistemas transacionais, otimizados para processamento de consulta e não de transações, organizados em tabelas. O dw possibilita a criação de uma visão única e centralizada de dados que estavam dispersos em vários bancos, permitindo assim o seu acesso rápido e consistente, proporcionando suporte ao processo de tomada de decisão.

Do ponto de vista tecnológico, o SIC é o resultado dos esforços de um grupo técnico formado pela STN em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro, para a produção de uma versão inicial do modelo de BI, que permitisse a extração, tratamento, organização, armazenamento e análise de dados. Em março de 2010, esta versão foi homologada, iniciando-se a fase de treinamento e a capacitação dos primeiros usuários. Em 2011, o SIC foi oficialmente institucionalizado pela Portaria STN nº 157/2011.

A figura abaixo ilustra a integração da base de dados do SIAFI/SIAPE/SIORG/SIOP com o SIC:

 

Fim do conteúdo da página