2.01 Cadastro de usuários e acesso à área restrita do SADIPEM
Neste artigo
É preciso se cadastrar no SADIPEM para consultar as informações?
Por que preciso me cadastrar?
Quem pode se cadastrar no sistema?
Como saber se já sou cadastrado(a) no sistema?
Quero me cadastrar
O sistema diz que já tem cadastro para meu CPF, mas não me lembro de ter me cadastrado
Sou cadastrado(a), mas não lembro a minha senha
Sou cadastrado(a), mas não lembro a senha e não tenho acesso ao e-mail de recuperação
Quero alterar o e-mail ou outros detalhes do meu cadastro
Sou cadastrado(a), já tenho a senha e quero entrar no sistema
Sou cadastrado(a) e quero entrar no sistema com meu certificado digital
Quero entrar mas o sistema diz "Atenção: você não possui perfil ativo"
Quero trocar a minha senha
O sistema diz que já tenho uma sessão aberta
É preciso se cadastrar no SADIPEM para consultar as informações?
A consulta pública do SADIPEM (sadipem.tesouro.gov.br) possibilita a qualquer cidadão o acesso a todas as informações relevantes sobre as operações de crédito e a dívida pública cadastradas dos entes federativos. Portanto,
Para consultar o SADIPEM e todas as suas informações, não é necessário cadastrar-se no sistema. |
Por que preciso me cadastrar?
O cadastro no SADIPEM é necessário para se lançar informações de pedidos de verificação de limites e condições (PVL), para Estado, DF ou Município contratar ou regularizar operações de crédito, conceder garantia em operações de crédito e também para se atualizar o Cadastro da Dívida Pública (CDP).
Quem pode se cadastrar?
O cadastro no SADIPEM, para fins de atualização, finalização e homologação do CDP é permitido apenas quando para utilização institucional, por:
- operadores de CDP (terceirizados contratados por ente federativo);
- funcionários:
- de entes federativos, incluindo o chefe do poder executivo (prefeito ou governador)
Todo cadastro deve ser ativado pelo Prefeito/Governador do ente (ou seu delegatário). |
Como saber se já sou cadastrado(a) no sistema?
Para saber se você já é cadastrado no SADIPEM, basta acessar a página inicial (sadipem.tesouro.gov.br) e clicar em Acessar área restrita, conforme imagem abaixo.
Imagem: acessar área restrita
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Em seguida, digite o seu CPF no campo Usuário e clique em Próximo. Ou clique na imagem para acessar com certificado digital.
Imagem: escolha o tipo de acesso
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Se você não for cadastrado(a), aparecerá a mensagem Atenção: usuário não cadastrado.
Imagem: usuário não cadastrado
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Caso contrário, você é cadastrado(a) no sistema. Duas coisas podem ocorrer em seguida. Ou será solicitada a sua senha:
Imagem: usuário já cadastrado - informe a senha
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Ou você verá uma mensagem de que seu cadastro precisa ser ativado:
Imagem: usuário já cadastrado - perfil deve ser ativado
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Quero me cadastrar
Depois, tendo a permissão, basta acessar a página inicial (sadipem.tesouro.gov.br) e clicar em Acessar área restrita, conforme a imagem abaixo. Você efetuará seu próprio cadastro (autocadastro).
Para o passo a passo completo em vídeo, acesse nosso canal no Youtube.
Imagem: acessar área restrita
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Depois disso, clique em Cadastre-se aqui.
Imagem: cadastre-se aqui
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Tipo de órgão:
Escolha "Ente da Federação" se você é funcionário de município, DF ou estado.
Escolha "Organização" se você é terceirizado contratado para atualizar o CDP do ente federativo.
Perfil:
Imagem: preencha os dados do autocadastro
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Agora só falta seu cadastro ser validado pela autoridade competente. Em nosso vídeo do Youtube [SADIPEM] Como “Chefe de Ente” ou “Responsável de Organização” ativam usuários pendentes explicamos como o prefeito/responsável pela organização pode ativar o seu cadastro.
Nunca me cadastrei, mas o sistema diz que já há usuário com o meu CPF cadastrado
Se, ao tentar se cadastrar no sistema, ele disse que "Já existe um usuário com este CPF cadastrado no sistema", quer dizer que você já é cadastrado(a). Caso nunca tenha efetuado seu autocadastro no SADIPEM, você foi cadastrado(a) automaticamente em uma das duas circunstâncias abaixo:
- Carga automática de usuários para prefeitos e governadores eleitos em eleições passadas; ou
- Carga inicial automática de usuários a partir da base de dados do Siconfi, em 2015, quando o sistema entrou no ar pela primeira vez.
Em ambos os casos, um novo cadastro não é necessário. Você poderá acessar o sistema conforme orientado nos demais itens deste artigo do manual.
Sou cadastrado(a), mas não lembro a minha senha
Imagem: acessar área restrita
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Imagem: esqueceu a senha?
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Se você não for um robô, clique na caixa de seleção Não sou um robô e depois em Confirmar.
Imagem: não sou robô
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Pronto. Sua nova senha foi enviada para o e-mail do seu cadastro. Depois, se quiser trocar sua senha, basta seguir as instruções do item Quero trocar minha senha deste artigo.
Sou cadastrado(a), mas não lembro a senha e não tenho acesso ao e-mail de recuperação
- Se tiver certificado digital pessoa física do tipo A3, você pode acessar o sistema com o certificado (ver item Sou cadastrado/a e quero entrar no sistema com meu certificado digital deste artigo), clicar sobre o seu nome, no canto superior direito e, em seguida, em Minha conta. Na tela que se abrirá em seguida, você poderá ver e alterar, se necessário, o seu e-mail;
- Se for usuário de ente federativo, você deve solicitar ao usuário com o perfil "Chefe de Ente" (prefeito ou governador) ou "Gestor de Ente" para entrar no seu cadastro e ver o seu e-mail, podendo alterá-lo;
- Se você for usuário de instituição financeira, deve solicitar ao usuário com o perfil "Responsável de Organização" ou "Gestor de Organização" para entrar no seu cadastro e ver ou alterar o seu e-mail;
- Se você for Chefe de Ente ou Responsável de Organização, deve acessar a área restrita do sistema com seu certificado (ver item Sou cadastrado/a e quero entrar no sistema com meu certificado digital deste artigo), clicar sobre o seu nome, no canto superior direito e, em seguida, em Minha conta. Na tela que se abrirá em seguida, você poderá ver e alterar, se necessário, o seu e-mail.
- Se você for Operador de CDP e não tem certificado digital, contate-nos por meio do menu Fale conosco SADIPEM, enviando cópia de seu RG e CPF em arquivo no formato PDF.
Depois de se certificar de que seu e-mail está certo e você tem acesso a ele, siga os passos descritos no item Sou cadastrado/a, mas não lembro a minha senha deste artigo.
Quero alterar o e-mail ou outros detalhes do meu cadastro
Para alterar o e-mail do seu cadastro, ou outro detalhe dele, acesse a área restrita do sistema com seu login e senha ou certificado digital (conforme mostrado acima) e clique sobre seu nome, no canto superior direito da tela do sistema.
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Não consigo acessar a área restrita do sistema (não tenho senha nem certificado digital)
A STN não tem permissão para alterar o e-mail ou outros detalhes do cadastro de usuários do SADIPEM, exceto dos usuários com perfis da própria STN ou de Operador de CDP. Nesses últimos casos, o Operador de CDP deve enviar um chamado ao Fale Conosco do SADIPEM, com a cópia de seu RG e CPF em arquivo no PDF anexada ao chamado.
Sou cadastrado(a), tenho a senha e quero entrar no sistema
Para acessar a área restrita do sistema, acesse-o e clique em Acessar área restrita, no canto superior direito.
Imagem: acessar área restrita
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Em seguida, digite seu CPF e clique em Próximo ou conecte o token do certificado e clique na imagem. Depois, informe sua senha e clique em Confirmar.
Imagem: escolha o tipo de acesso
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Você entrará na tela com um aviso sobre a responsabilidade pelas informações prestada no sistema e para escolher seu perfil. Se tiver mais de um perfil, escolha o que você deseja utilizar na sessão. Em seguida, clique em Concordar, caso compreenda e concorde com as responsabilizações ali estabelecidas.
Imagem: escolha o perfil
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Sou cadastrado(a) e quero entrar no sistema com meu certificado digital
Siga os procedimentos indicados no item anterior, tendo o cuidado de primeiro conectar o token do certificado digital. Leia o artigo 2.03 Certificado e assinatura digital para orientações sobre configurações de estação de trabalho e outros detalhes técnicos.
Quero entrar mas o sistema diz "Atenção: você não possui perfil ativo"
Depois de ser cadastrado no sistema, seu perfil deve ser ativado por outro usuário do seu ente (que tenha o perfil "Chefe de ente" ou "Gestor de ente") ou de sua instituição ("Responsável" ou "Gestor de organização"), ou da STN (em caso de perfil da STN ou Chefe de Ente). Veja aqui como é feita essa ativação.
Quero trocar minha senha
Sobre este assunto, você pode ver nosso vídeo no Youtube [SADIPEM] Como trocar senha, se preferir.
Para trocar sua senha, você deverá estar dentro da área restrita. Veja acima como acessar a área restrita do SADIPEM. Em seguida, clique sobre seu nome, no canto superior direito e em "Trocar a senha".
Imagem: trocar a senha
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Depois digite a senha atual no campo adequado (ou copie e cole, caso tenha recebido a senha de recuperação no email) e digite a nova senha, confirmando-a:
Imagem: confirmar nova senha
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O sistema diz que já tenho uma sessão aberta
Pode ocorrer de sua última sessão não ter sido fechada apropriadamente. Nesse caso, quando tentar acessar o sistema novamente, será mostrada a seguinte mensagem:
Imagem: sessão aberta
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O "Local" indicado no quadro amarelo é apenas uma aproximação feita pelo sistema, que pode não condizer com a exata localização do usuário, pois depende de configurações tecnológicas relacionadas ao seu computador, ao acesso à internet e configurações de segurança de informação de seu órgão.
Para dirimir quaisquer dúvidas, confirme nessa tela, depois clique sobre seu nome, no canto superior direito da tela e depois em "minha conta". No final da tela, você poderá ver a localização que o sistema está dando para seu computador neste momento e nas últimas dez sessões.
Se não for a sua localização, não há motivos pra preocupação. Essa é apenas a localização que o sistema infere ser a correta para seu computador e não interfere em nada com suas permissões ou sua segurança.
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