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2.02 Perfis de acesso e como ativar/confirmar usuários

Publicado: Quinta, 04 de Outubro de 2018, 12h44 | Última atualização em Segunda, 09 de Setembro de 2019, 11h26 | Acessos: 1521

Neste artigo:

O que é um perfil no SADIPEM
Quantos perfis se pode ter
Situação do perfil (ativo, inativo ou pendente de ativação)
Como ativar, incluir e excluir perfis
Como ativar o cadastro do prefeito/governador
Como ativar, incluir e excluir vínculos (Operador de CDP)
Perfis de entes federativos e Operador de CDP
Quadro comparativo de permissões de perfis de ente e Operador de CDP

O que é um perfil no SADIPEM

Um perfil é apenas um identificador associado à permissão de acesso a determinados recursos do SADIPEM. Existem perfis utilizados pelos auditores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e outros utilizados pelos usuários finais do sistema. Neste artigo detalhamos apenas os perfis atrelados ao CDP.

Quantos perfis se pode ter?

O usuário do SADIPEM pode ter vários perfis, de acordo com as necessidades de sua organização e desde que os perfis sejam atribuíveis ao mesmo tipo de organização/órgão. Por exemplo: o perfil "chefe de ente" é do tipo de órgão "estado" ou "município". Assim, se o usuário tem este perfil, ele nunca terá o perfil "responsável de organização", pois este é do tipo de órgão "instituição financeira".  O tipo de órgão é escolhido pelo próprio usuário, no momento do autocadastro, e somente pode ser alterado pelo administrador do sistema.

A atribuição de mais de um perfil a um usuário pode ser feita pelos usuários cujo perfil permita essa ação.

Situação do perfil

No SADIPEM, cada perfil de usuário pode estar em uma dessas três situações: Ativo, Inativo ou Pendente de ativação. Somente usuários com perfis ativos podem acessar a área restrita do sistema. As situações "inativo" e "pendente de ativação" têm os mesmos efeitos, no sentido de impedir que o usuário acesse o sistema com aquele perfil. Se o usuário tem mais de um perfil, ele só poderá utilizar os que estiverem ativos. Um usuário recém-cadastrado no sistema recebe o perfil "Pendente de ativação", e aparece no menu "Ativar usuários pendentes" a que certos perfis têm acesso, conforme explica o próximo item deste artigo.

Como ativar, incluir e excluir perfis

Somente os usuários com os perfis "Gestor de Organização", "Responsável de Organização", "Gestor de Ente", "Chefe de Ente" e "Administrador" podem ativar, adicionar ou excluir perfis de usuários vinculados a suas instituições.
 
A ativação de perfil Chefe de Ente de prefeito ou governador é feita pela STN, depois que o interessado enviar para o Fale Conosco (www.tesouro.gov.br/fale-conosco-sadipem) um chamado contendo as cópias do RG e CPF do titular do poder executivo, juntamente com a cópia do documento comprobatório da posse.
 
Para ativar usuários pendentes, basta acessar a área restrita do sistema e escolher o menu "Administração" > "Usuários" > "Ativar usuários pendentes". Em seguida, deve-se clicar na caixa de seleção ao lado do nome de um ou mais usuários que se deseja ativar e no botão "Ativar selecionados".
 
Veja nosso vídeo no Youtube com o passo a passo detalhado.

Para adicionar ou excluir perfis de um usuário de sua instituição/ente, basta acessar a área restrita do sistema e escolher o menu "Administração" > "Usuários" > "Consultar usuários".

Na tela Consultar usuários, deve-se filtrar os usuários, ou simplesmente clicar em "Pesquisar" para ver todos os usuários da instituição. Em seguida, entrando no cadastro de usuário que se deseja alterar, deve-se clicar em "Editar".
Na seção "Perfis", se a alteração for no sentido de ativar ou inativar usuário, deve-se clicar sobre a situação do perfil. Em seguida, pode-se escolher a situação desejada, entre "Ativo", "Pendente de ativação" ou "Inativo". 

Se o intuito é incluir novos perfis para o usuário, basta clicar sobre o campo "Perfil" para ver as opções e, em seguida, tendo escolhido a opção, clicar em "Incluir"

Para excluir um perfil do usuário, basta clicar sobre a caixa de seleção ao lado do perfil e depois em "Excluir selecionados".

Como ativar, incluir e excluir vínculos (Operador de CDP)

O usuário com o perfil "Operador de CDP" pode ter vínculo com vários entes federativos, para fins de atualizar/editar o CDP dos mesmos. Ele só poderá acessar a área restrita do sistema se algum usuário com perfil "Chefe de Ente" ativar seu vínculo. Na área restrita do sistema, o Operador de CDP pode adicionar mais vínculos ao seu perfil, clicando sobre o seu nome, no canto superior direito da tela do sistema e, em seguida, em "Minha conta". Na tela de usuário, deve clicar em "Editar" e usar os filtros da seção "Vínculos", para escolher o ente, clicando em "Incluir". Em seguida, o Operador de CDP deve solicitar ao ente federativo a ativação de seu vínculo, que será feita conforme se explicou no item anterior.

Somente o Administrador do sistema pode excluir vínculos. Para solicitar esse serviço, deve-se abrir um Fale conosco, no menu superior do SADIPEM.

Perfis de usuários de entes federativos

Os perfis disponíveis para usuários de entes federativos são Operador de Ente, Gestor de Ente e Chefe de Ente, que podem realizar ações nos PVL e no CDP do ente federativo, conforme descrito abaixo.

Operador de Ente

Trata-se do perfil mais operacional, que pode cadastrar PVL de operação externa, de regularização ou concessão de garantia, retificar PVL já cadastrados, realizar tramitações que não exijam certificado digital e editar o CDP.

Este perfil não permite consultar ou alterar o cadastro de usuários, nem finalizar o CDP.

Gestor de Ente

Este perfil é indicado para usuários que tenham atribuições gerenciais, pois pode executar todas as mesmas ações e tramitações que o Chefe de Ente, exceto tramitar PVL com certificado digital ou Finalizar o CDP, além de poder realizar todas as ações do perfil "Operador de Ente".
Este perfil permite consultar e alterar o cadastro de usuários do próprio ente.
O Gestor de Ente pode, também, verificar os critérios de homologação do CDP.

Devido a essas características, é um perfil indicado apenas para funcionários com grande responsabilidade do ente federativo.

Chefe de Ente

Este perfil é indicado apenas para o Titular do Poder Executivo (Governador ou Prefeito) ou seu delegatário legal.  É o único perfil de ente que permite a realização de tramitações com certificado digital e a finalização do CDP.

Assim como o Gestor de Ente,  ele pode consultar e alterar o cadastro de usuários do próprio ente e verificar os critérios de homologação do CDP.

Operador de CDP

Embora este perfil não faça parte dos perfis do ente federativo, ele existe para prestadores de serviço a entes federativos, podendo atualizar/editar o CDP.

Quadro comparativo de permissões dos perfis de entes federativos e operador de CDP

Permissão / Perfil Operador de Ente

Gestor de ente

Chefe de Ente Operador de CDP
Editar o próprio cadastro (exceto perfis) SIM SIM SIM SIM
Atualizar/Editar o CDP SIM SIM SIM SIM
Cadastrar PVL SIM SIM SIM NÃO
Retificar PVL SIM SIM SIM NÃO
Tramitar PVL sem certificado digital SIM SIM SIM  NÃO
Editar o próprio cadastro (inclusive perfis) NÃO SIM SIM NÃO 
Ativar o cadastro de usuários do próprio ente ou de operador de CDP NÃO SIM SIM  NÃO
Verificar critérios de homologação no CDP NÃO SIM SIM NÃO
Tramitar PVL com certificado digital NÃO NÃO SIM NÃO
Finalizar CDP NÃO NÃO SIM NÃO
Vincular-se a mais de um ente federativo NÃO NÃO NÃO SIM

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