Ir direto para menu de acessibilidade.
Login
Início do conteúdo da página

3.01 Cadastro de usuários e acesso à área restrita

Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 13h58 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h14 | Acessos: 1086

Neste artigo:

É preciso se cadastrar no SADIPEM para consultar as informações?
Por que preciso me cadastrar?
Quem pode se cadastrar no sistema?
Como saber se já sou cadastrado(a) no sistema?
Quero me cadastrar
O sistema diz que já tem cadastro para meu CPF, mas não me lembro de ter me cadastrado
Sou cadastrado(a), mas não lembro a minha senha
Sou cadastrado(a), mas não lembro a senha e não tenho acesso ao e-mail de recuperação
Quero alterar o e-mail do meu cadastro
Sou cadastrado(a), já tenho a senha e quero entrar no sistema
Sou cadastrado(a) e quero entrar no sistema com meu certificado digital
Quero trocar a minha senha
O sistema diz que já tenho uma sessão aberta
Referências e links

É preciso se cadastrar no SADIPEM para consultar as informações?

A consulta pública do SADIPEM (link abaixo) possibilita a qualquer cidadão o acesso a todas as informações relevantes sobre as operações de crédito e a dívida pública cadastradas dos entes federativos. Portanto, 

Para consultar o SADIPEM e todas as suas informações, não é necessário cadastrar-se no sistema.

 

Por que preciso me cadastrar?

O cadastro no SADIPEM é necessário para se lançar informações de pedidos de verificação de limites e condições (PVL), para estado, DF ou município contratarem operações de crédito, regularizarem operações de crédito, concederem garantia em operações de crédito e também para se atualizar o Cadastro da Dívida Pública (CDP).

Quem pode se cadastrar?

O cadastro no SADIPEM é permitido apenas quando para utilização institucional, por:

  • operadores de CDP (terceirizados contratados por ente federativo); e
  • funcionários:
    • da STN;
    • de entes federativos; e
    • de instituições financeiras nacionais,

 

Todo cadastro deve ser ativado pelo Prefeito/Governador do ente (ou seu delegatário), pelo Responsável da Instituição Financeira ou pelo Administrador do sistema.

 

Adicionalmente, funcionários de tribunais de contas e funcionários de empresas estatais com PVL em tramitação também podem se cadastrar para fins de consulta apenas, ficando seu cadastro dependente de ativação da STN ou do Responsável de Organização, respectivamente.

Como saber se já sou cadastrado(a) no sistema?

A forma normal de cadastro no SADIPEM é por meio do que chamamos "Autocadastro". O próprio usuário, com seu CPF, faz seu cadastro. 

Para saber se você já é cadastrado no SADIPEM, basta acessar a página inicial (link abaixo) e clicar em Acessar área restrita, conforme imagem abaixo.
 
Imagem: acessar área restrita
Imagem 0019: acessar área restrita
 

Em seguida, digite o seu CPF no campo Usuário e clique em Próximo. Ou clique na imagem para acessar com certificado digital.

 
Imagem: escolha o tipo de acesso
Imagem 0020: escolher tipo de acesso
 

Se você não for cadastrado(a), aparecerá a mensagem Atenção: usuário não cadastrado.


Imagem: usuário não cadastrado
Imagem 0021: usuario nao cadastrado
 

Caso contrário, você é cadastrado(a) no sistema. Duas coisas podem ocorrer em seguida. Ou será solicitada a sua senha: 

Imagem: usuário já cadastrado - informe a senha
Imagem 0022: informe a senha

 

Ou você verá uma mensagem de que seu cadastro precisa ser ativado:


Imagem: usuário já cadastrado - perfil deve ser ativado
Imagem 0023: usuário cadastrado precisa ser ativado
 

Quero me cadastrar

Se você não é cadastrado no sistema e deseja se cadastrar, certifique-se de que você tem permissão para isso, lendo o item acima, "Quem pode se cadastrar no sistema?"

Depois, tendo a permissão, basta acessar a página inicial (link abaixo) e clicar em Acessar área restrita, conforme a imagem abaixo. Você efetuará seu próprio cadastro (autocadastro).

Para o passo a passo completo em vídeo, acesse nosso canal no Youtube (link abaixo).
 
Imagem: acessar área restrita
Imagem 0019: acessar área restrita
 

Depois disso, clique em Cadastre-se aqui.
 

Imagem: cadastre-se aqui
Imagem 0024: cadastre-se aqui


Na tela seguinte, você deverá informar os seus dados, tendo o cuidado de utilizar o e-mail válido, de preferência institucional. Os campos abaixo são os mais sujeitos a dúvidas de quem está se cadastrando:


Tipo de órgão: 
Escolha "Ente da Federação" se você é funcionário de município, DF ou estado.
Escolha "Organização" se você é funcionário da STN, de instituição financeira, tribunal de contas ou empresa estatal
Escolha "Organização" se você é terceirizado contratado para atualizar o CDP do ente federativo.

Perfil:
Para saber o perfil mais indicado para você, consulte o prefeito/governador, ou o responsável da sua instituição. No artigo sobre perfis de acesso deste Manual, há uma descrição dos perfis do SADIPEM.

Por fim, clique na caixinha ao lado de "Não sou um robô" e confirme:

Imagem: preencha os dados do autocadastro
Imagem 0025: campos do autocadastro
 

Agora só falta seu cadastro ser validado pela autoridade competente. Em nosso vídeo do Youtube [SADIPEM] Como “Chefe de Ente” ou “Responsável de Organização” ativam usuários pendentes (link abaixo) explicamos como o prefeito/responsável pela organização pode ativar o seu cadastro.

Nunca me cadastrei, mas o sistema diz que já há usuário com o meu CPF cadastrado

Se, ao tentar se cadastrar no sistema, ele disse que "Já existe um usuário com este CPF cadastrado no sistema", quer dizer que você já é cadastrado(a). Caso nunca tenha efetuado seu autocadastro no SADIPEM, você foi cadastrado(a) automaticamente em uma das duas circunstâncias abaixo:

  1. Carga automática de usuários para prefeitos e governadores eleitos em eleições passadas; ou
  2. Carga inicial automática de usuários a partir da base de dados do Siconfi, em 2015, quando o sistema entrou no ar pela primeira vez.

     

Sou cadastrado(a), mas não lembro a minha senha

Se você não lembra sua senha no SADIPEM, é possível recuperá-la. Acesse o sistema (link abaixo) e clique em Acessar área restrita, conforme imagem abaixo.

Imagem: acessar área restrita
Imagem 0019: acessar área restrita
 
Em seguida, informe o seu CPF e clique em Próximo. Na tela seguinte, em que você deve digitar sua senha, clique no link Esqueceu a senha?.

Imagem: esqueceu a senha?
Imagem 0026: esqueceu a senha

Se você não for um robô, clique na caixa de seleção 
Não sou um robô e depois em Confirmar. 
 
Imagem: não sou robô
Imagem 0027: captcha

Pronto. Sua nova senha foi enviada para o e-mail do seu cadastro. Depois, se quiser trocar sua senha, basta seguir as instruções do item 
Quero trocar minha senha deste artigo. 
 

Sou cadastrado(a), mas não lembro a senha e não tenho acesso ao e-mail de recuperação

Se você não lembrar ou não tiver acesso ao e-mail cadastrado no SADIPEM, que permite recuperar a senha, então 
  1. Se tiver certificado digital pessoa física do tipo A3, você pode acessar o sistema com o certificado (ver item Sou cadastrado/a e quero entrar no sistema com meu certificado digital deste artigo),  clicar sobre o seu nome, no canto superior direito e, em seguida, em Minha conta. Na tela que se abrirá em seguida, você poderá ver e alterar, se necessário, o seu e-mail;
  2. Se for usuário de ente federativo, você deve solicitar ao usuário com o perfil "Chefe de Ente" (prefeito ou governador) ou "Gestor de Ente" para entrar no seu cadastro e ver o seu e-mail, podendo alterá-lo;
  3. Se você for usuário de instituição financeira, deve solicitar ao usuário com o perfil "Responsável de Organização" ou "Gestor de Organização" para entrar no seu cadastro e ver ou alterar o seu e-mail;
  4. Se você for Chefe de Ente ou Responsável de Organização, deve acessar a área restrita do sistema com seu certificado (ver item Sou cadastrado/a e quero entrar no sistema com meu certificado digital deste artigo), clicar sobre o seu nome, no canto superior direito e, em seguida, em Minha conta. Na tela que se abrirá em seguida, você poderá ver e alterar, se necessário, o seu e-mail.
  5. Se você for Operador de CDP, Observador de Tribunal de Contas ou usuário da STN e não tem certificado digital, contate-nos por meio do menu Fale conosco SADIPEM (link abaixo), enviando cópia de seu RG e CPF em arquivo no formato PDF.

Depois de se certificar de que seu e-mail está certo e você tem acesso a ele, siga os passos descritos no item Sou cadastrado/a, mas não lembro a minha senha deste artigo.

Quero alterar o e-mail do meu cadastro

Consigo acessar a área restrita do sistema (tenho a senha ou certificado digital)

Para alterar o e-mail do seu cadastro, acesse a área restrita do sistema com seu login e senha ou certificado digital, clique sobre seu nome, no canto superior direito da tela do sistema e, em seguida, em "Minha Conta". Depois, clique em "Editar" e altere o seu e-mail, salvando as alterações em seguida.

Não consigo acessar a área restrita do sistema (não tenho senha nem certificado digital)

A STN não tem permissão para alterar e-mail de usuários do SADIPEM, exceto dos usuários com perfis da própria STN, de Operador de CDP ou Observador de Tribunal de contas. Nesses últimos casos, o Operador de CDP ou Observador deve enviar um chamado ao Fale Conosco do SADIPEM, com a cópia de seu RG e CPF em arquivo no PDF anexada ao chamado.

Para os perfis Operador de Ente, Gestor de Ente, Chefe de Ente, Analista de PVL-IF, Operador de Organização, Gestor de Organização e Responsável de Organização, devem ser seguidos os procedimentos do item acima (Sou cadastrado/a, mas não lembro a senha e não tenho acesso ao e-mail de recuperação).


Sou cadastrado(a), tenho a senha e quero entrar no sistema

Para acessar a área restrita do sistema SADIPEM, acesse-o (link abaixo) e clique em Acessar área restrita, no canto superior direito.

Imagem: acessar área restrita
Imagem 0019: acessar área restrita


Em seguida, digite seu CPF e clique em Próximo ou conecte o token do certificado e clique na imagem. Depois, informe sua senha e clique em Confirmar


Imagem: escolha o tipo de acesso
Imagem 0020: escolher tipo de acesso


Você entrará na tela com um aviso sobre a responsabilidade pelas informações prestada no sistema e para escolher seu perfil. Se tiver mais de um perfil, escolha o que você deseja utilizar na sessão. Em seguida, clique em Concordar, caso compreenda e concorde com as responsabilizações ali estabelecidas.


Imagem: escolha o perfil
Imagem 0028: escolha o perfil

 

Sou cadastrado(a) e quero entrar no sistema com meu certificado digital

Siga os procedimentos indicados no item anterior, tendo o cuidado de primeiro conectar o token do certificado digital. Leia o capítulo sobre certificado digital deste Manual para orientações sobre configurações de estação de trabalho e outros detalhes técnicos.

Quero trocar minha senha

Sobre este assunto, você pode ver nosso vídeo no Youtube [SADIPEM] Como trocar senha (link abaixo), se preferir.

Para trocar sua senha, você deverá estar dentro da área restrita. Veja acima como acessar a área restrita do SADIPEM. Em seguida, clique sobre seu nome, no canto superior direito e em "Trocar a senha".


Imagem: trocar a senha
Imagem 0029: trocar a senha
 

Depois digite a senha atual no campo adequado (ou copie e cole, caso tenha recebido a senha de recuperação no email) e digite a nova senha, confirmando-a:


Imagem: confirmar nova senha
Imagem 0030: informar nova senha

 

O sistema diz que já tenho uma sessão aberta

Pode ocorrer de sua última sessão não ter sido fechada apropriadamente. Nesse caso, quando tentar acessar o sistema novamente, será mostrada a seguinte mensagem:

Imagem: sessão aberta
Imagem 0031: sessão aberta
 

Na grande maioria das vezes, basta clicar em "Confirmar", pois a sessão a que o sistema se refere é sua própria sessão, caro usuário, que não foi fechada corretamente. Ao clicar em "Confirmar" você está fechando a sessão e abrindo uma nova.

O "Local" indicado no quadro amarelo é apenas uma aproximação feita pelo sistema, que pode não condizer com a exata localização do usuário, pois depende de configurações tecnológicas relacionadas ao seu computador, ao acesso à internet e configurações de segurança de informação de seu órgão.

Para dirimir quaisquer dúvidas, confirme nessa tela, depois clique sobre seu nome, no canto superior direito da tela e depois em "minha conta". No final da tela, você poderá ver a localização que o sistema está dando para seu computador neste momento e nas últimas dez sessões.

Se não for a sua localização, não há motivos pra preocupação. Essa é apenas a localização que o sistema infere ser a correta para seu computador e não interfere em nada com suas permissões ou sua segurança.

Referências e links

Neste manual

3.02 Perfis de acesso
3.03 Certificado e assinatura digital

Links externos

SADIPEM
sadipem.tesouro.gov.br

Canal no Youtube
youtu.be/I7jzJDdl4tw

Vídeo do Youtube [SADIPEM] Como “Chefe de Ente” ou “Responsável de Organização” ativam usuários pendentes
youtu.be/s9djeAmFWaQ

Fale Conosco SADIPEM
tesouro.gov.br/fale-conosco-sadipem

Vídeo no Youtube [SADIPEM] Como trocar senha
youtu.be/CFmw10qkAbg

Fim do conteúdo da página