3.01 Cadastro de usuários e acesso à área restrita do SADIPEM
Neste artigo
É preciso se cadastrar no SADIPEM para consultar as informações?
Por que preciso me cadastrar?
Quem pode se cadastrar no sistema?
Como saber se já sou cadastrado(a) no sistema?
Quero me cadastrar
O sistema diz que já tem cadastro para meu CPF, mas não me lembro de ter me cadastrado
Sou cadastrado(a), mas não lembro a minha senha
Sou cadastrado(a), mas não lembro a senha e não tenho acesso ao e-mail de recuperação
Quero alterar o e-mail do meu cadastro
Sou cadastrado(a), já tenho a senha e quero entrar no sistema
Sou cadastrado(a) e quero entrar no sistema com meu certificado digital
Quero trocar a minha senha
O sistema diz que já tenho uma sessão aberta
Saiba mais
É preciso se cadastrar no SADIPEM para consultar as informações?
A consulta pública do SADIPEM possibilita a qualquer cidadão o acesso a todas as informações relevantes sobre as operações de crédito e a dívida pública cadastradas dos entes federativos. Portanto,
Para consultar o SADIPEM e todas as suas informações, não é necessário cadastrar-se no sistema. |
Por que preciso me cadastrar?
O cadastro no SADIPEM é necessário para se lançar informações de pedidos de verificação de limites e condições (PVL), para estado, DF ou município contratarem operações de crédito, regularizarem operações de crédito, concederem garantia em operações de crédito e também para se atualizar o Cadastro da Dívida Pública (CDP).
Quem pode se cadastrar?
O cadastro no SADIPEM é permitido apenas quando para utilização institucional, por:
- operadores de CDP (terceirizados contratados por ente federativo); e
- funcionários:
- da STN;
- de entes federativos; e
- de instituições financeiras nacionais,
Todo cadastro deve ser ativado pelo Prefeito/Governador do ente (ou seu delegatário), pelo Responsável da Instituição Financeira ou pelo Administrador do sistema.
O cadastro do usuário que não for ativado em até 30 dias será excluído do SADIPEM. |
Como saber se já sou cadastrado(a) no sistema?
A forma normal de cadastro no SADIPEM é por meio do que chamamos "Autocadastro". O próprio usuário, com seu CPF, faz seu cadastro.
Para saber se você já é cadastrado no SADIPEM, basta acessar a página inicial e clicar em Acessar área restrita, conforme imagem abaixo.
Imagem: acessar área restrita

Em seguida, digite o seu CPF no campo Usuário e clique em Próximo. Ou clique na imagem para acessar com certificado digital.
Imagem: escolha o tipo de acesso

Se você não for cadastrado(a), aparecerá a mensagem Atenção: usuário não cadastrado.
Imagem: usuário não cadastrado

Caso contrário, você é cadastrado(a) no sistema. Duas coisas podem ocorrer em seguida. Ou será solicitada a sua senha:
Imagem: usuário já cadastrado - informe a senha

Ou você verá uma mensagem de que seu cadastro precisa ser ativado:
Imagem: usuário já cadastrado - perfil deve ser ativado

O cadastro do usuário que não for ativado em até 30 dias será excluído do SADIPEM. |
Quero me cadastrar
Se você não é cadastrado no sistema e deseja se cadastrar, certifique-se de que você tem permissão para isso, lendo o item acima, "Quem pode se cadastrar no sistema?"
Depois, tendo a permissão, basta acessar a página inicial e clicar em Acessar área restrita, conforme a imagem abaixo. Você efetuará seu próprio cadastro (autocadastro).
Para o passo a passo completo em vídeo, acesse nosso canal no YouTube.
Imagem: acessar área restrita

Depois disso, clique em Cadastre-se aqui.
Imagem: cadastre-se aqui

Na tela seguinte, você deverá informar os seus dados, tendo o cuidado de utilizar o e-mail válido, de preferência institucional. Os campos abaixo são os mais sujeitos a dúvidas de quem está se cadastrando:
Tipo de órgão:
Escolha "Ente da Federação" se você é funcionário de município, DF ou estado.
Escolha "Organização" se você é funcionário da STN ou de instituição financeira nacional.
Escolha "Organização" se você é terceirizado contratado para atualizar o CDP do ente federativo.
Perfil:
Por fim, clique na caixinha ao lado de "Não sou um robô" e confirme
Imagem: preencha os dados do autocadastro

Agora só falta seu cadastro ser validado pela autoridade competente. Em nosso vídeo do Youtube [SADIPEM] Como “Chefe de Ente” ou “Responsável de Organização” ativam usuários pendentes explicamos como o prefeito/responsável pela organização pode ativar o seu cadastro.
O cadastro do usuário que não for ativado em até 30 dias será excluído do SADIPEM. |
Nunca me cadastrei, mas o sistema diz que já há usuário com o meu CPF cadastrado
Se, ao tentar se cadastrar no sistema, ele disse que "Já existe um usuário com este CPF cadastrado no sistema", quer dizer que você já é cadastrado(a). Caso nunca tenha efetuado seu autocadastro no SADIPEM, você foi cadastrado(a) automaticamente em uma das duas circunstâncias abaixo:
- Carga automática de usuários para prefeitos e governadores eleitos em eleições passadas; ou
- Carga inicial automática de usuários a partir da base de dados do Siconfi, em 2015, quando o sistema entrou no ar pela primeira vez.
Sou cadastrado(a), mas não lembro a minha senha
Se você não lembra sua senha no SADIPEM, é possível recuperá-la. Acesse o sistema e clique em Acessar área restrita, conforme imagem abaixo.
Imagem: acessar área restrita

Em seguida, informe o seu CPF e clique em Próximo. Na tela seguinte, em que você deve digitar sua senha, clique no link Esqueceu a senha?
Imagem: esqueceu a senha?

Se você não for um robô, clique na caixa de seleção Não sou um robô e depois em Confirmar.
Imagem: não sou robô

Pronto. Sua nova senha foi enviada para o e-mail do seu cadastro. Depois, se quiser trocar sua senha, basta seguir as instruções do item Quero trocar minha senha deste artigo.
Sou cadastrado(a), mas não lembro a senha e não tenho acesso ao e-mail de recuperação
Se você não lembrar ou não tiver acesso ao e-mail cadastrado no SADIPEM, que permite recuperar a senha, então
- Se tiver certificado digital pessoa física do tipo A3, você pode acessar o sistema com o certificado, clicar sobre o seu nome, no canto superior direito e, em seguida, em Minha conta. Na tela que se abrirá em seguida, você poderá ver e alterar, se necessário, o seu e-mail;
- Se for usuário de ente federativo, você deve solicitar ao usuário com o perfil "Chefe de Ente" (prefeito ou governador) ou "Gestor de Ente" para entrar no seu cadastro e ver o seu e-mail, podendo alterá-lo;
- Se você for usuário de instituição financeira, deve solicitar ao usuário com o perfil "Responsável de Organização" ou "Gestor de Organização" para entrar no seu cadastro e ver ou alterar o seu e-mail;
- Se você for Chefe de Ente ou Responsável de Organização, deve acessar a área restrita do sistema com seu certificado, clicar sobre o seu nome, no canto superior direito e, em seguida, em Minha conta. Na tela que se abrirá em seguida, você poderá ver e alterar, se necessário, o seu e-mail;
- Se você for Operador de CDP e não tem certificado digital, contate-nos por meio do menu Fale conosco SADIPEM, enviando cópia de seu CPF no formato PDF.
Depois de se certificar de que seu e-mail está certo e você tem acesso a ele, siga os passos descritos no item Sou cadastrado/a, mas não lembro a minha senha deste artigo.
Quero alterar o e-mail do meu cadastro
Consigo acessar a área restrita do sistema (tenho a senha ou certificado digital)
Para alterar o e-mail do seu cadastro, acesse a área restrita do sistema com seu login e senha ou certificado digital, clique sobre seu nome, no canto superior direito da tela do sistema e, em seguida, em "Minha Conta". Depois, clique em "Editar" e altere o seu e-mail, salvando as alterações em seguida.
Não consigo acessar a área restrita do sistema (não tenho senha nem certificado digital)
Nesse caso devem ser seguidos os procedimentos do item acima (Sou cadastrado/a, mas não lembro a senha e não tenho acesso ao e-mail de recuperação).
Sou cadastrado(a), tenho a senha e quero entrar no sistema
Para acessar a área restrita do sistema SADIPEM, acesse-o e clique em Acessar área restrita, no canto superior direito.
Imagem: acessar área restrita

Em seguida, digite seu CPF e clique em Próximo ou conecte o token do certificado e clique na imagem. Depois, informe sua senha e clique em Confirmar.
Imagem: escolha o tipo de acesso

Você entrará na tela com um aviso sobre a responsabilidade pelas informações prestada no sistema e para escolher seu perfil. Se tiver mais de um perfil, escolha o que você deseja utilizar na sessão. Em seguida, clique em Concordar, caso compreenda e concorde com as responsabilizações ali estabelecidas.
Imagem: escolha o perfil

Sou cadastrado(a) e quero entrar no sistema com meu certificado digital
Siga os procedimentos indicados no item anterior, tendo o cuidado de primeiro conectar o token do certificado digital. Leia o capítulo sobre certificado digital deste Manual para orientações sobre configurações de estação de trabalho e outros detalhes técnicos.
Quero trocar minha senha
Sobre este assunto, você pode ver nosso vídeo no Youtube [SADIPEM] Como trocar senha, se preferir.
Para trocar sua senha, você deverá estar dentro da área restrita. Veja acima como acessar a área restrita do SADIPEM. Em seguida, clique sobre seu nome, no canto superior direito e em "Trocar a senha".
Imagem: trocar a senha

Depois digite a senha atual no campo adequado (ou copie e cole, caso tenha recebido a senha de recuperação no email) e digite a nova senha, confirmando-a:
Imagem: confirmar nova senha

O sistema diz que já tenho uma sessão aberta
Pode ocorrer de sua última sessão não ter sido fechada apropriadamente. Nesse caso, quando tentar acessar o sistema novamente, será mostrada a seguinte mensagem:
Imagem: sessão aberta

Na grande maioria das vezes, basta clicar em "Confirmar", pois a sessão a que o sistema se refere é sua própria sessão, caro usuário, que não foi fechada corretamente. Ao clicar em "Confirmar" você está fechando a sessão e abrindo uma nova.
O "Local" indicado no quadro amarelo é apenas uma aproximação feita pelo sistema, que pode não condizer com a exata localização do usuário, pois depende de configurações tecnológicas relacionadas ao seu computador, ao acesso à internet e configurações de segurança de informação de seu órgão.
Para dirimir quaisquer dúvidas, confirme nessa tela, depois clique sobre seu nome, no canto superior direito da tela e depois em "minha conta". No final da tela, você poderá ver a localização que o sistema está dando para seu computador neste momento e nas últimas dez sessões.
Se não for a sua localização, não há motivos pra preocupação. Essa é apenas a localização que o sistema infere ser a correta para seu computador e não interfere em nada com suas permissões ou sua segurança.
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SADIPEM
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Vídeo do YouTube [SADIPEM] Como “Chefe de Ente” ou “Responsável de Organização” ativam usuários pendentes
youtu.be/iFeOaLdgQTs
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Vídeo no YouTube [SADIPEM] Como trocar senha
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