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3.02 Perfis de acesso

Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 14h03 | Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2019, 11h41 | Acessos: 522

Neste artigo:

O que é um perfil no SADIPEM
Quantos perfis se pode ter
Situação do perfil (ativo, inativo ou pendente de ativação)
Como ativar, incluir e excluir perfis
Perfis de instituições financeiras nacionais (IFN)
Quadro comparativo de permissões de perfis de IFN
Perfis de entes federativos
Quadro comparativo de permissões de perfis de ente

O que é um perfil no SADIPEM

Um perfil é apenas um identificador associado à permissão de acesso a determinados recursos do SADIPEM. Existem perfis utilizados pelos auditores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e outros utilizados pelos usuários finais do sistema.

Quantos perfis se pode ter?

O usuário do SADIPEM pode ter vários perfis, de acordo com as necessidades de sua organização e desde que os perfis sejam atribuíveis ao mesmo tipo de organização/órgão. Por exemplo: o perfil "chefe de ente" é do tipo de órgão "estado" ou "município". Assim, se o usuário tem este perfil, ele nunca terá o perfil "responsável de organização", pois este é do tipo de órgão "instituição financeira".  O tipo de órgão é escolhido pelo próprio usuário, no momento do autocadastro, e somente pode ser alterado pelo administrador do sistema.

A atribuição de mais de um perfil a um usuário pode ser feita pelos usuários cujo perfil permita essa ação.

Situação do perfil

No SADIPEM, cada perfil de usuário pode estar em uma dessas três situações: Ativo, Inativo ou Pendente de ativação. Somente usuários com perfis ativos podem acessar a área restrita do sistema. As situações "inativo" e "pendente de ativação" têm os mesmos efeitos, no sentido de impedir que o usuário acesse o sistema com aquele perfil. Se o usuário tem mais de um perfil, ele só poderá utilizar os que estiverem ativos. Um usuário recém-cadastrado no sistema recebe o perfil "Pendente de ativação", e aparece no menu "Ativar usuários pendentes" a que certos perfis têm acesso, conforme explica o próximo item deste artigo.

Como ativar, incluir e excluir perfis

Somente os usuários com os perfis "Gestor de Organização", "Responsável de Organização", "Gestor de Ente", "Chefe de Ente" e "Administrador" podem ativar, adicionar ou excluir perfis de usuários vinculados a suas instituições. Para ativar usuários pendentes, basta acessar a área restrita do sistema e escolher o menu "Administração" > "Usuários" > "Ativar usuários pendentes". Em seguida, deve-se clicar na caixa de seleção ao lado do nome de um ou mais usuários que se deseja ativar e no botão "Ativar selecionados".

Para adicionar ou excluir perfis de um usuário de sua instituição/ente, basta acessar a área restrita do sistema e escolher o menu "Administração" > "Usuários" > "Consultar usuários".

Na tela Consultar usuários, deve-se filtrar os usuários, ou simplesmente clicar em "Pesquisar" para ver todos os usuários da instituição. Em seguida, entrando no cadastro de usuário que se deseja alterar, deve-se clicar em "Editar".
Na seção "Perfis", se a alteração for no sentido de ativar ou inativar usuário, deve-se clicar sobre a situação do perfil. Em seguida, pode-se escolher a situação desejada, entre "Ativo", "Pendente de ativação" ou "Inativo". 

Se o intuito é incluir novos perfis para o usuário, basta clicar sobre o campo "Perfil" para ver as opções e, em seguida, tendo escolhido a opção, clicar em "Incluir"

Para excluir um perfil do usuário, basta clicar sobre a caixa de seleção ao lado do perfil e depois em "Excluir selecionados".

Perfis de usuários de instituições financeiras nacionais

Os perfis de instituições financeiras nacionais (IFN) tem permissões distintas relacionadas ao PVL.

Devido às diferenças entre as estruturas das diversas IFN, especialmente no tocante ao tamanho da equipe dedicada ao PVL e à segregação de funções entre funcionários, pode ser necessário atribuir mais de um perfil ao mesmo funcionário, caso o mesmo tenha que realizar ações não abarcadas pelas permissões de um único perfil.

Quanto ao CDP, esses perfis somente podem realizar consultas, como o usuário na consulta pública. Entretanto, ao registrar a contratação da operação de crédito no módulo PVL, a indicação da contratação aparece no CDP do ente respectivo, na aba PVL não vinculados.

Veja abaixo, em detalhes, as diferenças dos diversos perfis, com um quadro comparativo resumido no final.

Analista de PVL-IF 

Este é um perfil exclusivo para usuários que analisam o PVL-IF. O usuário logado com este perfil no sistema pode apenas analisar os PVLs que lhe foram distribuídos e, portanto, estejam no status "Em análise (PVL-IF)". É o único perfil habilitado para editar PVL no status "Em análise (PVL-IF)".

Este perfil não permite:
  • cadastrar PVL;
  • editar PVL já cadastrado e salvo;
  • retificar PVL;
  • tramitar PVL;
  • consultar ou alterar o cadastro de usuários;
  • distribuir um PVL para análise;
  • ocasionar a reanálise de um PVL que já esteja deferido, indeferido ou arquivado;
  • consultar ou alterar o cadastro de usuários.

Operador de Organização

Este perfil é indicado para funcionários que não devem ter acesso a funcionalidades administrativas (modificar ou ativar perfis), mas poderão fazer quase todo o trabalho operacional de edição no PVL, seja cadastrando um PVL novo, seja retificando PVL já cadastrado.

O usuário logado com este perfil no sistema pode:

  • cadastrar PVL;
  • editar PVL já cadastrado e salvo;
  • retificar PVL;
  • realizar tramitações de PVL que não exijam a assinatura digital;
  • registrar a contratação de operação de crédito.

Este perfil não permite:

  • analisar PVL;
  • tramitar PVL com assinatura digital;
  • consultar ou alterar o cadastro de usuários;
  • distribuir um PVL para análise;
  • ocasionar a reanálise de um PVL que já esteja deferido, indeferido ou arquivado.

Gestor de Organização

Este perfil é indicado para usuários que tenham atribuições gerenciais em sua organização, pois pode executar quase todas as atribuições de operador de organização, além daquelas ações e tramitações atribuíveis ao Responsável de Organização, exceto tramitar com certificado digital.

O usuário logado com este perfil no sistema pode:

  • cadastrar PVL;
  • realizar tramitações de PVL que não exijam a assinatura digital;
  • registrar a contratação de operação de crédito;
  • distribuir um PVL para análise;
  • ocasionar a reanálise de um PVL que já esteja deferido, indeferido ou arquivado;
  • consultar ou alterar o cadastro de usuários;
  • ativar ou desativar perfis de usuários.

Este perfil não permite:

  • editar PVL já cadastrado e salvo;
  • retificar PVL;
  • analisar PVL
  • tramitar PVL com assinatura digital;

Responsável de Organização

Este perfil é indicado para diretores da instituição financeira e cargos afins. Ele é o único que permite a realização de tramitações com certificado digital e tem algumas limitações quanto ao trabalho operacional. Para a utilização deste perfil, o usuário deve ter a competência, dentro de sua instituição, de enviar PVL à STN e iniciar a análise de PVL-IF.

O usuário logado com este perfil no sistema pode:

  • realizar todas as tramitações de PVL (que exijam ou não assinatura digital);
  • distribuir um PVL para análise;
  • ocasionar a reanálise de um PVL que já esteja deferido, indeferido ou arquivado;
  • consultar ou alterar o cadastro de usuários;
  • ativar ou desativar perfis de usuários;

Este perfil não permite:

  • cadastrar PVL;
  • editar PVL já cadastrado e salvo;
  • retificar PVL;
  • analisar PVL
  • registrar a contratação de operação de crédito;

Quadro comparativo de permissões dos perfis de instituições financeiras

Permissão / Perfil Analista de
PVL-IF

Operador de Organização

Gestor de Organização Responsável de Organização
Editar o próprio cadastro (exceto perfis) SIM SIM SIM SIM
Analisar PVL SIM NÃO NÃO NÃO
Retificar PVL NÃO SIM NÃO NÃO
Cadastrar PVL NÃO SIM SIM NÃO
Registrar a contratação de operação de crédito NÃO SIM SIM NÃO
Tramitar sem certificado digital NÃO SIM SIM SIM
Distribuir PVL NÃO NÃO SIM SIM
Ocasionar a reanálise do PVL deferido/arquivado NÃO NÃO SIM SIM
Editar o próprio cadastro (inclusive perfis) NÃO NÃO SIM SIM
Editar e ativar o cadastro de usuários da própria IF NÃO NÃO SIM SIM
Tramitar com certificado digital (enviar para a STN, enviar para a fila de distribuição, no caso de PVL-IF, ou concluir a análise) NÃO NÃO NÃO SIM

 

Perfis de usuários de entes federativos

Os perfis disponíveis para usuários de entes federativos são Operador de Ente, Gestor de Ente e Chefe de Ente, que podem realizar ações nos PVL e no CDP do ente federativo, conforme descrito abaixo.

Operador de Ente

Trata-se do perfil mais operacional, que pode cadastrar PVL de operação externa, de regularização ou concessão de garantia, retificar PVL já cadastrados, realizar tramitações que não exijam certificado digital e editar o CDP.

Este perfil não permite consultar ou alterar o cadastro de usuários, nem finalizar o CDP.

Gestor de Ente

Este perfil é indicado para usuários que tenham atribuições gerenciais, pois pode executar todas as mesmas ações e tramitações que o Chefe de Ente, exceto tramitar PVL com certificado digital ou Finalizar o CDP, além de poder realizar todas as ações do perfil "Operador de Ente".
Este perfil permite consultar e alterar o cadastro de usuários do próprio ente.
O Gestor de Ente pode, também, verificar os critérios de homologação do CDP.

Devido a essas características, é um perfil indicado apenas para funcionários com grande responsabilidade do ente federativo.

Chefe de Ente

Este perfil é indicado apenas para o Titular do Poder Executivo (Governador ou Prefeito) ou seu delegatário legal.  É o único perfil de ente que permite a realização de tramitações com certificado digital e a finalização do CDP.

Assim como o Gestor de Ente,  ele pode consultar e alterar o cadastro de usuários do próprio ente e verificar os critérios de homologação do CDP.

Quadro comparativo de permissões dos perfis de entes federativos

Permissão / Perfil Operador de Ente

Gestor de Ente

Chefe de Ente

Editar o próprio cadastro (exceto perfis) SIM SIM SIM
Atualizar/Editar o CDP SIM SIM SIM
Cadastrar PVL SIM SIM SIM
Retificar PVL SIM SIM SIM
Tramitar PVL sem certificado digital SIM SIM SIM
Editar o próprio cadastro (inclusive perfis) NÃO SIM SIM
Ativar o cadastro de usuários do próprio ente NÃO SIM SIM
Verificar critérios de homologação no CDP NÃO SIM SIM
Tramitar PVL com certificado digital NÃO NÃO SIM
Finalizar CDP NÃO NÃO SIM
Vincular-se a mais de um ente federativo NÃO NÃO NÃO

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