Ir direto para menu de acessibilidade.
Login
Manual SADIPEM > Incluir Usuário
Início do conteúdo da página

Incluir Usuário

Acessos: 2727

INCLUIR USUÁRIO

Essa tela é exibida pelo menu "Administração" > "Usuários" > "Incluir Usuário". Aqui, é possível cadastrar novos usuários no sistema, preenchendo os campos apresentados na tela.

Botão

a) Confirmar: clique nesse botão para salvar as informações digitadas e confirmar a inclusão do novo usuário no sistema.

Campos - Painel "Dados Pessoais"

a) Nome: digite aqui o nome do usuário.
b) Sexo: escolha o sexo do usuário, marcando a opção na caixa de controle. Marque "M" para sexo masculino ou "F" para sexo feminino.
c) CPF: digite aqui o CPF do usuário.
d) E-mail: digite aqui um e-mail válido.
e) Telefone: digite aqui o telefone do usuário.

Campos - Painel "Dados Funcionais"

a) Tipo de Órgão: escolha, dentre as opções exibidas, o tipo de órgão ao qual o usuário é vinculado. Os tipos de órgãos existentes são:
        a. Ente da Federação;
        b. Organização.   

Caso o tipo de órgão escolhido seja "Ente da Federação":

b) Tipo de Ente: escolha, dentre as opções exibidas, o tipo de ente ao qual o usuário é vinculado. Os tipos de entes exibidos são todos aqueles cadastrados no sistema. Também é possível  digitar diretamente no campo e o sistema busca, entre os tipos de entes cadastrados, algum tipo de ente que atenda o termo digitado.
c) UF: digite aqui a UF do ente após obrigatoriamente informar o tipo de ente.
d) Nome do Ente: digite aqui o nome do ente.
e) Cargo: digite aqui o cargo ocupado pelo usuário.

Caso o tipo de órgão escolhido seja "Organização":

b) Tipo de Organização: escolha, dentre as opções exibidas, o tipo da organização ao qual o usuário é vinculado. Os tipos de organização exibidos são todos aqueles cadastrados no sistema. Também é possível digitar diretamente no campo e o sistema busca, entre os tipos de organizações cadastrados, algum tipo de organização que atenda o termo digitado.
c) Nome da Organização: digite aqui o nome da organização.
d) Área: após informar, obrigatoriamente, o "Nome da Organização", escolha, dentre as opções exibidas, a área da STN à qual o usuário é vinculado. Esse campo só está disponível para edição caso o órgão "STN" tenha sido selecionado previamente no campo "Tipo de Organização". O campo "Área" é uma informação exclusiva para o órgão "STN".
e) Cargo: digite aqui o cargo ocupado pelo usuário.

Tabela - Painel "Perfis"

A tabela exibe a relação de perfis cadastrados para o usuário. Além da inclusão de perfis, um ou mais perfis atribuídos podem ser excluídos através do botão "Excluir Selecionados". Os campos exibidos na tabela são:
a) Perfil: exibe o nome do perfil associado ao usuário.
b) Situação: exibe a situação associada àquele perfil de acesso.
Observação: essa tabela somente é exibida caso o tipo de organização selecionado seja diferente de "Operador de CDP".

Campos - Painel "Perfis"

a) Perfil: escolha, dentre as opções exibidas, o perfil que deseja incluir para o usuário. Na lista de perfis, são exibidos todos os perfis cadastrados e disponíveis no sistema. Além disso, a atribuição de perfis está condicionada à permissão que o usuário possui no sistema.
Observação: esses campos somente são exibidos para preenchimento caso o tipo de organização selecionado seja diferente de "Operador de CDP".

Botões - Painel "Perfis"

a) Incluir: após selecionar um item na lista de perfis disponíveis no campo "Perfil", clique nesse botão para incluí-lo na tabela de perfis.
b) Excluir Selecionados: ao lado de cada perfil listado na tabela de perfis, existe uma caixa de seleção em branco. Clique nessa caixa de seleção e em seguida no botão "Excluir Selecionados" para excluir o perfil da tabela de perfis atribuídos ao usuário. Essa ação também pode ser feita para mais de um perfil selecionado. A única restrição para essa ação é que, ao final da ação, pelo menos um perfil deve existir ou restar na tabela de perfis atribuídos.
Observação: esses botões somente são exibidos caso o tipo de organização selecionado seja diferente de "Operador de CDP".

Campos - Painel "Homologador"

a) Permitir que o usuário acesse o ambiente de homologação com qualquer perfil? As opções possíveis são:
          a. Sim;
          b. Não.
Esta opção representa permissão para atuar no sistema com função de homologador, ou seja, selecionando quaisquer um dos perfis disponíveis no sistema com a finalidade de testar ou aprovar funcionalidades.

Tabela - Painel "Vinculos"

A tabela exibe a relação de vínculos que estão associados ao usuário. Além da inclusão de vínculos, um ou mais vínculos atribuídos podem ser excluídos. Os campos exibidos na tabela são:
a) Tipo de Ente: exibe o tipo de ente ao qual se refere o vínculo.
b) Nome do Ente: exibe o nome do ente ao qual se refere o vínculo.
c) UF: exibe a UF à qual se refere o vínculo.
d) Situação do Vínculo: exibe a situação associada àquele vínculo.
Observação: essa tabela somente é exibida caso o tipo de organização selecionado seja "Operador de CDP".

Campos - Painel "Vínculos"

a) Ente: selecione o tipo de ente ao qual será associado o vínculo. As opções possíveis são:
          a. Estado;
          b. Município.
b) UF: escolha a UF que representa o vínculo que será associado ao usuário. As opções disponíveis para escolha são todas as unidades federativas do país.
c) Nome do Ente: escolha o nome do ente que representa o vínculo que será associado ao usuário. As opções disponíveis para escolha são:
          a. Caso o ente selecionado seja "Estado", são listados todos os órgão do tipo estado para a UF escolhida (a primeira opção da lista é a escolha padrão).
          b. Caso o ente selecionado seja "Município", são listados todos os municípios cadastrados no sistema vinculados à UF escolhida (uma das opções da lista deve ser escolhida).
Observação: esses campos somente são exibidos para preenchimento caso o tipo de organização selecionado seja "Operador de CDP".

Botões - Painel "Vínculos"

a) Incluir: após selecionar um ente para incluir nos campos "Ente", "UF" e "Nome do Ente", clique nesse botão para incluí-lo na tabela de vínculos.
b) Excluir Selecionados: ao lado de cada vínculo listado na tabela de vínculos, existe uma caixa de seleção em branco. Clique nessa caixa de seleção e, em seguida, no botão "Excluir Selecionados" para excluir o vínculo da tabela de vínculos. Essa ação também pode ser feita para mais de um vínculo selecionado.
Observação: esses botões somente são exibidos caso o tipo de organização selecionado seja "Operador de CDP".

Links

a)  <Ajuda>: exibe a ajuda da funcionalidade.

Fim do conteúdo da página