Ir direto para menu de acessibilidade.
Login
Manual de Demonstrativos Fiscais 9ª Edição > Incluir Campo-Chave - Aba "Dados Básicos"
Início do conteúdo da página

Incluir Campo-Chave - Aba "Dados Básicos"

Published: Wednesday, 21 May 2014 13:29 | Last Updated: Thursday, 26 July 2018 18:10 | Hits: 3879

INCLUIR CAMPOS CHAVE - ABA "DADOS BÁSICOS"

A tela "Incluir Campo-chave" é exibida pelo menu “Administração” > “Documentos” > “Incluir Campo-chave”. Aqui o usuário cadastra os campos-chave (e suas respectivas regras) que farão parte dos modelos de documentos do sistema.

A tela “Incluir Campo-chave” é formada por duas abas, com contextos definidos e distintos para o novo campo-chave. Além disso, é importante salientar que as abas têm ativação progressiva de acordo com o andamento do preenchimento das informações. Ou seja, a segunda aba só será ativa quando a primeira for concluída.

A primeira aba solicita as informações cadastrais referentes ao campo-chave a ser incluído. A segunda aba trata das regras de funcionamento para o campo-chave.

Campos – Aba “Dados Básicos”

Campos-chave são elementos textuais parametrizáveis, baseados em regras e condições, que recuperam ou inserem informações nos documentos gerados durante a análise de PVL. Os modelos de documentos referenciam campos-chave em determinadas posições do seu texto. Ao gerar um novo documento a partir daquele modelo, o sistema substitui as ocorrências de campos-chave, baseado em regras e condições, recuperando o texto parametrizado.

a) Título: digite aqui o título do campo-chave.
b) Descrição: digite aqui a descrição do campo-chave.
c) Texto: digite aqui o texto do campo-chave.
d) Campo-chave literal: marque aqui se o campo-chave é do tipo literal. Neste caso, a aba "Regras" fica desabilitada quando o campo chave é literal.
         Temos as seguintes características para um CAMPO-CHAVE literal:

                a. Um valor literal é um valor que é expresso em si mesmo, em vez de um valor variável ou o resultado de uma expressão.
                b. Quando um campo-chave literal é criado, seu “Status” é automaticamente configurado para “Implementado”.
                c. Não é possível incluir regras de Campo-chave quando o mesmo for criado como literal.

        Desta feita, os campos chaves literais são "independentes". Não dependem de implementação de regra. Substitui-se o <CAMPO-CHAVE/> pelo valor colocado no campo correspondente.

Botões – Aba “Dados Básicos”

a) Confirmar Dados Básicos: clique nesse botão para confirmar a inclusão dos dados básicos de cadastro do novo campo-chave. Essa inclusão dos dados básicos, no entanto, não significa a inclusão final do campo-chave. Funciona como uma gravação intermediária do campo-chave. Essa ação, além disso:
          a. Libera o preenchimento da próxima aba, “Regras”;
          b. Desabilita o botão “Descartar”;
          c. Habilita o botão “Editar”;

b) Editar: esse botão só está habilitado quando a aba não estiver em modo de edição, ou seja, quando o usuário já tiver salvado uma versão intermediária dos dados, por meio do botão “Confirmar Dados Básicos”. Clique no botão “Editar” para trazer os campos da aba de volta ao modo de edição, para que alguma alteração necessária possa ser efetuada. Essa ação, além disso:
          a. Bloqueia a navegação na próxima aba, “Regras”;
          b. Habilita o botão “Descartar”;
          c. Habilita o botão “Confirmar Dados Básicos”;

c) Descartar: clique nesse botão para descartar os dados já digitados (caso existam) e retornar a tela a sua última versão salva. Caso não exista versão salva anteriormente, limpa a tela. Esse botão não possui tela de confirmação, seu uso deve ser cuidadoso. Além disso, o botão pode aparecer desabilitado, caso os dados tenham sido salvos provisoriamente, por meio do botão “Confirmar Dados Básicos”. Para sua habilitação, o usuário deve clicar no botão “Editar”, o que traz novamente os dados da aba para modo de edição e reativa o botão “Descartar”.

Botões – Tela “Incluir Campo-Chave”

a) Incluir Campo-chave: clique nesse botão para confirmar as informações referentes aos dados básicos para finalizar a inclusão do campo-chave no sistema.

A criação de CAMPOS-CHAVE não literais dependem de implementação do SERPRO. Estes CAMPOS-CHAVE terão status "A implementar" no momento de sua criação via sistema e serão modificados para "Disponível" após finalização da implementação por parte do SERPRO. Os CAMPOS-CHAVE literais não necessitam de implementação por parte do SERPRO e sempre permanecerão com status "Implementado".

A exclusão de CAMPOS-CHAVE devem ser solicitadas ao SERPRO, que, quando acionado, deve também excluir as referências no código relativas ao campo-chave em questão.

Links

a)  <Ajuda>: exibe a ajuda da funcionalidade.

Fim do conteúdo da página