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Manual SADIPEM > Alterar Tipo de Documento - Aba "Dados Básicos"
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Alterar Tipo de Documento - Aba "Dados Básicos"

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ALTERAR TIPO DE DOCUMENTO - ABA "DADOS BÁSICOS"

A tela "Tipo de Documento" é exibida após clicar no botão "Editar", exibido na tela "Detalhes do Tipo de Documento". Aqui os dados de cadastro do tipo de documento, aba "Dados Básicos", podem ser visualizados somente como leitura. Essa funcionalidade de alteração obedece as regras de permissões definidas nos diversos perfis de acesso ao sistema. Ou seja, ela pode não estar disponível no seu perfil de acesso.

Campos - Aba "Dados Básicos"

a) Título: digite aqui o título desejado para o tipo do documento.
b) Exige numeração: marque a opção 'sim' caso deseje que os documentos deste tipo exijam que seja informada numeração.
c) Cabeçalho: marque esta opção de apresentação caso deseje que o tipo de documento possua cabeçalho personalizado.
d) Tipo e Número: marque esta opção de apresentação caso deseje que o tipo de documento possua formatação específica para tipo e número.
e) Local e Data: marque esta opção de apresentação caso deseje que o tipo de documento possua formatação específica para local e data.
f) Processo: marque esta opção de apresentação caso deseje que o tipo de documento possua formatação específica de alinhamento para o número de processo.
g) Destinatário: marque esta opção de apresentação caso deseje que o tipo de documento possua destinatário.
h) Assunto:marque esta opção de apresentação caso deseje que o tipo de documento possua assunto.
i) Ementa: marque esta opção de apresentação caso deseje que o tipo de documento possua ementa.

Obs.: Nos casos específicos das opções "Destinatário","Assunto" e "Ementa" não há configuração a ser realizada, a marcação desse campo serve apenas para indicar que o tipo de documento contém essa informação na sua estrutura.

Botões - Aba "Dados Básicos"

a) Confirmar Dados Básicos: clique nesse botão para confirmar a alteração dos dados básicos de cadastro do tipo de documento. Essa alteração dos dados básicos, no entanto, não significa a alteração final do tipo de documento. Funciona como uma gravação intermediária do documento. Essa ação, além disso:
          a. Libera o preenchimento da aba, "Apresentação";
          b. Desabilita o botão "Descartar";
          c. Desabilita o botão "Confirmar Dados Básicos";
          d. Habilita o botão "Editar";

b) Editar: esse botão só está habilitado quando a aba não estiver em modo de edição, ou seja, quando o usuário já tiver salvado uma versão intermediária dos dados, por meio do botão "Confirmar Dados Básicos". Clique no botão "Editar" para trazer os campos da aba de volta ao modo de edição, para que alguma alteração necessária possa ser efetuada. Essa ação, além disso:
          a. Bloqueia a navegação na aba, "Apresentação";
          b. Habilita o botão "Descartar";
          c. Desabilita o botão "Editar";
          d. Habilita o botão "Confirmar Dados Básicos";

c) Descartar: clique nesse botão para descartar os dados já digitados (caso existam) e retornar a tela a sua última versão salva. Caso não exista versão salva anteriormente, limpa a tela. Esse botão não possui tela de confirmação, seu uso deve ser cuidadoso. Além disso, o botão pode aparecer desabilitado, caso os dados tenham sido salvos provisoriamente, por meio do botão "Confirmar Dados Básicos". Para sua habilitação, o usuário deve clicar no botão "Editar", o que traz novamente os dados da aba para modo de edição e reativa o botão "Descartar".

Links

a)  <Ajuda>: exibe a ajuda da funcionalidade.



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