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Manual SADIPEM > Status – Aba “Trâmites”
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Status – Aba “Trâmites”

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ABA “TRÂMITES” - SOMENTE LEITURA

Essa tela é exibida após clicar no link de algum item da lista de “Status”, exibido na tela “Listar Status” no menu “Administração – Status – Listar status”. Aqui os dados de cadastro do status, aba “Trâmites”, podem ser visualizados.

Essa funcionalidade de alteração obedece às regras de permissões definidas nos diversos perfis de acesso ao sistema. Ou seja, ela poderá não estar disponível no seu perfil de acesso.Na aba “Trâmites”, além dos dados básicos de cadastro do status, é o local onde se localizam os trâmites relativos ao status. Todo o fluxo para determinada situação (posição inicial, próxima posição, próximo status etc.) daquele status é definido nessa aba. E esse “fluxo” é chamado de trâmite ou tramitação.

Campos - Aba “Dados Trâmites”

a) Nome do status: exibe o nome do status.

b) Rótulo para o público externo: exibe o rótulo do status quando exibido para o público externo;

c) Descrição: exibe a descrição detalhada para o status. 

d) Incluir no acesso rápido: exibe quais os perfis em que as operações definidas no status selecionado serão exibidas no acesso rápido do sistema (“Minha visão”).

e) Incluir no relatório: exibe a opção para que as operações definidas no status selecionado sejam exibidas nos relatórios selecionados;

f) Status atribuível a: exibe o tipo de operação de crédito a que o status se refere, se PVL ou Processo;

g) Passível de arquivamento: exibe opção se um processo definido no status selecionado é passível de arquivamento; h) Operação não contratada: exibe opção se as operações definidas no status selecionado são classificadas como operações não contratadas; i) Cronograma financeiro atualizável: exibe opção se as operações definidas no status selecionado podem ter seu cronograma financeiro atualizado; j) Status de fim de ciclo de análise: exibe opção se o status selecionado é um status de final de ciclo de análise;

k) Passível de contratação: exibe opção se é possível que neste status o usuário registre operação de crédito;

l) Requer regularização: exibe opção se um PVL no status selecionado será mostrado no fieldset “Operações de crédito pendentes de regularização”.

m) Implica deferimento: exibe opção indicando que os PVLs que estejam nesta situação sejam considerados no cálculo de parâmetros de garantias.

n) Tabela de tramitações: Exibe a lista de tramitações atribuídas ao status. 
Colunas:
a. Posição atual: exibe a posição atual do status para a tramitação.
b. Tramitação: exibe o nome desejado para a tramitação.
c. Próximo status: exibe o próximo status para a tramitação.
d. Próxima posição: exibe a próxima posição do status para a tramitação.
e. Aplicável a: exibe quais operações essa tramitação do status se aplica.

Botões - Aba “Trâmites” - Tabela de tramitações

a) Incluir: botão aparece desabilitado.  

b) Excluir selecionados: botão aparece desabilitado.

Botões - Aba “Trâmites” - Barra de Botões

a) Editar: clique nesse botão para tornar todos os campos da aba “Trâmites” habilitados para edição.

b) Excluir: clique nesse botão para excluir o status. Uma mensagem de confirmação aparecerá para o usuário.

c) Retornar: clique neste Botão para descartar todas as alterações realizadas e retornar a tela de “Listar Status”. 

Links

a)<Ajuda>: exibe a ajuda da funcionalidade.

ABA “TRÂMITES” - HABILITADO PARA EDIÇÃO

Após clicar no botão “Alterar”, exibido na tela “Status”, o sistema habilita a edição da aba “Trâmites”.

Os campos da tela aparecem preenchidos com os dados atuais do status selecionado. Clicando em cada campo, o dado poderá ser editado.

Campos - Aba “Dados Trâmites”

 a) Nome do status: altere o nome do status. Preenchimento obrigatório.

b) Rótulo para o público externo: altere o rótulo do status quando exibido para o público externo; 

c) Descrição: altere a descrição mais detalhada para o status. 

d) Incluir no acesso rápido: altere os perfis em que as operações definidas no status selecionado serão exibidas no acesso rápido do sistema (“Minha visão”);

e) Incluir no relatório: altere a opção para que as operações definidas no status selecionado sejam exibidas nos relatórios selecionados;

f) Status atribuível a: altera a opção para que tipo de operação de crédito o status se refere, se PVL ou Processo;

g) Passível de arquivamento: altere a opção se um processo definido no status selecionado é passível de arquivamento;

h) Operação não contratada: altere a opção se as operações definidas no status selecionado são classificadas como operações não contratadas;

i) Cronograma financeiro atualizável: altere a opção se as operações definidas no status selecionado podem ter seu cronograma financeiro atualizado;

j) Status de fim de ciclo de análise: altere a opção se o status selecionado é um status de final de ciclo de análise;

k) Passível de contratação: altere a opção se é possível que neste status o usuário registre operação de crédito;

l) Requer regularização: altere a opção se um PVL no status selecionado será mostrado no fieldset “Operações de crédito pendentes de regularização”.

m) Implica deferimento: altere a opção que indica que os PVLs que estejam nesta situação sejam considerados no cálculo de parâmetros de garantias.

n) Tabela de tramitações: Altere, exclua ou acrescente trâmites da lista.

Colunas:

a. Posição atual: escolha a posição atual do status para a tramitação.
Valores permitidos para posição atual:
a. Analista
b. Gerência
c. Gabinete
d. Suporte
e. Protocolo STN
f. Arquivo corrente
g. Arquivo STN
h. PGFN
i. Secretaria Executiva do MF
j. Gabinete do MF
k. Casa Civil
l. Senado Federal
m. SEAIN/MP
n. Interessado
o. Credor
p. Fila de distribuição
q. Analista (PVL-IF)
r. Fila de distribuição (PVL-IF)

b. Tramitação: altere o nome desejado para a tramitação.
c. Próximo status: escolha o próximo status para a tramitação. A lista de valores exibida é formada pelos status gerenciáveis cadastrados no sistema.
d. Próxima posição: escolha a próxima posição do status para a tramitação.
Valores permitidos para posição atual:
a. Analista
b. Gerência
c. Gabinete
d. Suporte
e. Protocolo STN
f. Arquivo corrente
g. Arquivo STN
h. PGFN
i. Secretaria Executiva do MF
j. Gabinete do MF
k. Casa Civil
l. Senado Federal
m. SEAIN/MP
n. Interessado
o. Credor
p. Fila de distribuição
q. Analista (PVL-IF)
r. Fila de distribuição (PVL-IF)

e. Aplicável a: marque as operações as quais essa tramitação do status se aplica. Mais de um valor pode ser escolhido.
Valores permitidos para posição atual:
a. Antecipação de Receitas Orçamentárias - ARO
b. Concessões de Garantia
c. Emissão de Debêntures
d. Emissão de Títulos Públicos
e. Operação Contratual Externa
f. Operação Contratual Externa (com garantia da União)
g. Operação Contratual Interna - Exceto Regularização
h. Operação Contratual Interna (com garantia da União)
i. Operação Contratual Interna – Regularização
 

Botões - Aba “Trâmites” - Tabela de tramitações 

a) Incluir: clique nesse botão para incluir uma nova tramitação (nova linha na tabela de tramitações), e liberar o preenchimento dos dados dessa nova tramitação.

b) Excluir selecionados: clique nesse botão para excluir as tramitações selecionadas na tabela de tramitações. A seleção de cada tramitação é feita marcando uma caixa de seleção localizada à extrema esquerda de cada linha da tabela.

Botões - Aba “Trâmites” - Barra de Botões

a) Salvar: Este botão fica disponível após o botão “Editar” ser acionado. Clique nele para salvar as alterações realizadas.

b) Salvar e fechar: Clique para salvar as alterações realizadas. Este botão fica disponível após o botão “Editar” ser acionado, e fica indisponível novamente quando a operação de salvamento é finalizada pelo sistema, pois o acionamento dele também fecha o modo de edição.

c) Descartar: clique nesse botão para descartar os dados já digitados (caso existam) e retornar a tela a sua última versão salva. Caso não exista versão salva anteriormente, limpa a tela. Esse botão não possui tela de confirmação, por isso seu uso deve ser feito com cautela.

Registros de Auditoria

Exibe as informações de auditoria aplicadas a esta funcionalidade, localizadas na parte inferior da página. Veja mais detalhes sobre as informações coletadas para auditoria na página "Registros de Auditoria".

Links

a) <Ajuda>: exibe a ajuda da funcionalidade.

 

 

 

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