Ir direto para menu de acessibilidade.
Login
Manual para Instrução de Pleitos (MIP) > 12. Concessão de garantia por Estado ou Município > 12.01 Considerações iniciais para concessão de garantia por Estado ou Município
Início do conteúdo da página

12.01 Considerações iniciais para concessão de garantia por Estado ou Município

Publicado: Quarta, 06 de Abril de 2016, 14h37 | Última atualização em Sexta, 14 de Agosto de 2020, 13h06 | Acessos: 7171

Orientações

A RSF nº 43/2001 dispõe sobre as operações de crédito interno e externo dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, inclusive concessão de garantias, seus limites e condições de autorização, e dá outras providências.

A Concessão de Garantia é definida como compromisso de adimplência de obrigação financeira ou contratual assumida por Ente da Federação ou entidade a ele vinculada, não configurando operação de crédito, nos termos do inciso IV do art. 29 da LRF.

O pedido ao Ministério da Economia para verificação dos limites e condições origina-se de solicitação de garantia formulado ao Ente para que este se responsabilize por pagamentos de obrigações terceiros em caso de inadimplência. A garantia pode assumir diversas formas, seja a forma de garantia fidejussória ou garantia real de bens públicos.

A STN disponibiliza aos tribunais de contas e ao público em geral, consulta online a todos os documentos relacionados às análises de operações de crédito de entes subnacionais e às de concessão de garantias, seja por meio do sistema SADIPEM, seja por meio do sistema SEI (links abaixo).

Saiba mais

Neste manual

Legislação aplicável à contratação de operação de crédito e concessão de garantia

Links externos

SADIPEM
sadipem.tesouro.gov.br/

SEI
gov.br/fazenda/pt-br/assuntos/sei

Fim do conteúdo da página