Ir direto para menu de acessibilidade.
Login
Início do conteúdo da página

Definições de ambientes e infraestrutura

Published: Tuesday, 20 June 2017 15:58 | Last Updated: Tuesday, 20 June 2017 16:01 | Hits: 7086

Visão geral da arquitetura de Infraestrutura

É definido o padrão arquitetural de Infraestrutura em Três Camadas para os sistemas e aplicações do Tesouro Nacional, compreendendo as camadas de Apresentação, Aplicação e Banco de Dados.

Cada uma destas camadas tem uma arquitetura própria, definida conforme padrões específicos dentro de suas características.

Não deve ser permitida conectividade direta dos usuários de um sistema às camadas de Aplicação ou de Banco de Dados. Toda conexão de usuários deve necessariamente ser feita aos serviços da camada de Apresentação.

Ambientes

O desenvolvimento, os testes e a homologação de sistemas para o Tesouro Nacional deverá ocorrer em ambiente separado do ambiente de produção.

Como ambiente entende-se a camada de enlace da rede (VLAN) e os servidores de rede diretamente conectados.

Ambiente de Produção de Sistemas

A produção dos sistemas ocorrerá em ambiente dedicado exclusivamente para esta finalidade, não sendo permitida a homologação, o teste ou o desenvolvimento de sistemas no mesmo ambiente.

Ambiente de Homologação, Testes e Desenvolvimento de Sistemas

A homologação, os testes e o desenvolvimento dos sistemas ocorrerá em ambiente dedicado exclusivamente para estas finalidades, não sendo permitida a homologação, o teste ou o desenvolvimento de sistemas no ambiente de produção.

 

Fim do conteúdo da página